Pular para o conteúdo

Como evitar dores articulares?

Já sofreu com dores nos joelhos, costas ou ombros? Acredite, você não está sozinho (a) nessa! Confira abaixo dicas para evitar essas dores articulares.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil são acometidas por dores articulares crônicas que, se não tratadas, podem evoluir para doenças graves, como a osteoartrite.

E se engana quem pensa que esse é um problema que só afeta pessoas na terceira idade, na verdade, as dores articulares podem atingir qualquer faixa etária.

Como amenizar dores articulares

Aplicar Calor ou Gelo

Lá atrás, nossos avós já faziam uso dessa estratégia na hora de amenizar as dores articulares e, realmente, é indicada pelos próprios especialistas. No caso das articulações começarem a doer sem motivo aparente, procurar aplicar calor ou gelo para aliviar a dor.

Medicamentos Naturais

O Flex Caps é medicamento natural muito poderoso que alivia quase 100% das dores articulares, vale a pena comprar e usar no dia a dia.

Ajuda profissional

No caso da dor não diminuir, então, a indicação é procurar agendar uma consulta com um médico especialista, para analisar e poder determinar se existem problemas mais sérios.

Mas, existem alguns cuidados diários que podem ajudar a evitar as dores articulares. Confira abaixo alguns deles:

Dicas para reduzir dores articulares

Controle o peso

O sobrepeso aumenta a pressão sobre as articulações. Por isso, é preciso investir em atividades físicas e bons hábitos alimentares,

Sem a prática regular de exercícios, os músculos costumam ser pouco fortalecidos e tonificados, sobrecarregando todo o sistema de ligamentos e tendões, aumentando ainda mais a pressão e, claro, as dores articulares.

Assim, a dica é praticar exercícios e manter uma alimentação equilibrada visando controlar o peso corporal.

Cuide da postura

Dores nas costas, muitas vezes, vêm como resultado de uma má postura. Assim, procurar manter uma postura adequada irá ajudar a evitar problemas como dores articulares e lesões.

Por isso, a dica é procurar se sentar com as costas encostando e alinhadas à cadeira, apoindo os braços no encosto e mantendo a planta dos pés apoiada no chão.

E ao praticar atividades físicas, preste muita atenção na postura, não executando os movimentos de forma incorreta e sobrecarregando determinadas parte do corpo.

E vale prestar atenção na sua postura mesmo nas situações mais comuns, como caminhar, preparar a comida, dirigir, mexer no computador, assistir TV, e  etc.

Invista em exercícios

Praticar exercícios físicos é fundamental tanto para controlar o peso, como no equilíbrio do corpo, e também na hora de manter as articulações saudáveis.

Os exercícios fortalecem os músculos e ajudam a diminuir a sobrecarga e a tensão nas articulações, além disso, ajudam a evitar o excesso de peso, que, como já vimos, é um fator prejudicial.

A dica, no entanto, é dar preferência à atividades que ofereçam baixo impacto, como hidroginástica, natação, bicicleta ou caminhada.

Já, exercícios funcionais, como Pilates e RPG, também são super indicados por alongarem os músculos e estimularem a mobilização das articulações que, possam estar enrijecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *