Pular para o conteúdo

Como se planejar para um intercâmbio

Se você está decidido a fazer um intercâmbio, já escolheu o destino e providenciou o pagamento da viagem, mas não faz ideia de como se planejar para um intercâmbio completo. Este artigo é para você.

Obviamente os primeiros e mais importantes passos para a realização deste tipo de viagem é escolher o destino e providenciar o pagamento, que geralmente não muito barato.

No entanto, depois disso, existem alguns passos muito importantes, onde a maioria das pessoas se perdem, que devem ser providenciados. E, são exatamente eles que mostraremos neste artigo.

Passos para planejar para um intercâmbio

  • Escolha do programa de intercâmbio: depois de definir o destino e a parte financeira, será preciso que você defina o programa de intercâmbio que deseja. Você quer viajar para estudar certo? Mas com que finalidade, apenas aprendizado, para se desenvolver profissionalmente ou para conquistar certificados importantes?
  • Documentos: o próximo é importantíssimo passo são os documentos, além do passaporte em dia, será preciso que você providencie outros documentos como RG, comprovante de endereço, diplomas, etc. A agência deverá lhe fornecer uma lista com todos eles.
  • Documento de porte obrigatório no seu destino: geralmente, os países exigem o porte obrigatório do passaporte no dia a dia do intercambista. Mas, é importante que você pesquise qual a exigência do seu destino e providencie cópias coloridas do documento.
  • Visto: muitos países exigem o visto para a entrada de turistas, se este for o seu caso, providencia o seu o quanto antes, esse é um processo extremamente burocrático e demorado, se você deixar para fazê-lo perto da sua viagem poderá ter problemas.
  • Vacinas e seguro viagem: para entrar em alguns países é necessário estar com a carteirinha de vacinação em dia, e ter tomado algumas doses específicas. Pesquise se existe essa exigência para o seu destino e providencie as vacinas. O seguro viagem também é obrigatório na maioria dos destinos então informe-se sobre esse assunto, dá pra fazer um rapidamente com o banco mesmo como o seguro viagem Bradesco, é super simples.
  • Medicamentos de uso contínuo: se você faz uso de algum, é fundamental que você providencie receitas na língua do país para onde vai e leve consigo apenas o necessário para o período da sua viagem.

Depois de acompanhar essas dicas de como planejar para um intercâmbio, certamente será muito mais fácil se preparar para realizar sua viagem.

Se você ainda estiver inseguro, vale a pena assistir a esse vídeo com 6 erros comuns que as pessoas cometem quando estão planejando seu intercâmbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *